
A cuisine nouvelle, ou nouvelle cuisine, foi criada nos anos 70 como uma reação à culinária tradicional. Esse tipo de cozinha é caracterizado por tempo de preparo menor, molhos mais leves e porções menores, apresentadas de forma refinada e decorativa. O movimento Nouvelle Cuisine começou efetivamente no ano de 1972, por dois críticos gastronômicos, Henri Gault e Christian Milau, com o propósito de incentivar uma apresentação mais natural e simples da comida. Este movimento foi formado através de uma campanha publicitária com novas receitas e uma nova ética, apesar da idéia em si não ser nova. Defensores da nouvelle cuisine, rejeitam o excesso de riqueza, complicações e pratos indigestos que eles consideram não serem mais apropriados para uma geração consciente dos cuidados com a saúde com relação ao comer em excesso, principalmente comidas gordurosas. Levando isto em conta – e o aumento do consumo de comidas industrializadas – eles expuseram a autenticidade e a simplicidade de cozinhar. Os nouveaux cuisiniers defenderam um conceito – seus teoristas até falaram de uma visão mundial – que combinava as profissões de medicina e dietética. Suas principais linhas a serem seguidas eram:
* absoluto frescor dos ingredientes,
* luminosidade e harmonia natural nos acompanhamentos,
* simplicidade no modo de cozinhar.
Isso significa menos gordura, nenhuma ligação com farinha, sem misturas indigestas e sem pratos “mascarados”. Ao invés disso, eles inventaram molhos leves, baseados em sucos de carne, gado, essências e temperos, vegetais preparados, e então seus sabores naturais foram retidos; e uma cozinha rápida, sem gordura, permitindo à comida reter alguma da sua própria textura. Tem ligação com cozinha seca, no forno ou na grelha, cozinhar por fervura lenta, cozinhar em banho-maria ou papillote (invólucro de papel usado para assar principalmente carnes. Preserva os aromas e sucos do alimento - termo francês). Todavia, na prática, nouvelle cuisine em seu auge foi caracterizada por pequenas porções, arrumada em grandes pratos elegantemente apresentados com molhos e mínimos acompanhamentos. Os vegetais crocantes brilharam em suas cores naturais e formas decorativas, carnes cortadas em finas fatias, mousses aerados acompanhados de um peixe rosa e firme; enquanto purês de vegetais se transformam na estrela do repertório culinário.
Os dez mandamentos da "nouvelle cuisine" (1973)
por Henri Gault e Christian Millau
01- Não cozerás demais
02- Utilizarás produtos frescos e de boa qualidade
03- Tornarás leve teu cardápio
04- Não serás sistematicamente modernista
05- Buscarás, entretanto o que te proporcionam as novas técnicas
06- Evitarás vinhas-d’alho, fermentações, etc
07- Eliminarás molhos com manteiga
08- Não ignorarás a dietética
09- Não usarás truques para melhorar tuas apresentações
10- Serás inventivo (criativo)
Minha professora solicitou um trabalho sobre "Nouvelle Cuisine" e encontrei o seu na internet e esta me ajudando muito e achei maravilho os 10(dez) mandamentos, muito obrigada, neste momento eu faco um Curso Tecnico de Restaurante e Bar na instituicao **CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL JOE' FIGUEIREDO BARRETO ** ARACAJU/SE. Meu nome e: YERE ROSA
ResponderExcluirYere... estive afastada das minhas publicações devido muitos compromissos, agora estou reativando e espero contribuir mais ainda ta. Grata pelo post.
ExcluirMarcia, bem interessante esse assunto!
ResponderExcluircomecei a estudar gastronomia a pouco e já amo...
sua pesquisa me ajudou bastante e sanou varias duvidas!
Reativando o blog....Peço desculpas... Mas grata pelo post!
ExcluirAdorei a matéria!!! Simples, bem elaborada e informações ótimas.
ResponderExcluirReativando o blog.... Agradeço o comentário.
ExcluirAgradeço o elogio!
ExcluirReativando o blog.... Agradeço o post! Obrigada
ExcluirMarcia, bom fim de semana. Os seus temas serao do maximo interesse para partilhar na minha pagina do FB:....hotelaria e formacao profissional - mocambique.....lhe espero futuramente a sua partilha. bjho
ResponderExcluirobrigada! Pode compartilhar! Grata
Excluir